
Quando meditamos em uma história bíblica em que Jesus está envolvido é como se abrisse as cortinas de um teatro que se inova a cada vez . Tipo aquele rio de águas correntes que você sabe o percurso, o discurso , de onde está vindo e para onde está indo mas se parar para observar as águas correntes você terá um prisma completamente novo a cada segundo.
Assim foi com a resposta que Jesus deu ao seu anfitrião quando o mesmo, que estava oferecendo comida e conversando com o Jesus teve a ousadia de pensar alto ( Jesus leu os pensamentos dele …. ). Pensou de uma maneira leviana dizendo : Se este fosse profeta saberia quem está lavando os seus pés : Uma Pecadora! “
Com uma análise simples é profunda ao mesmo tempo Jesus leu os pensamentos do anfitrião e começa a contar uma história de dois homens que deviam a um mesmo senhor, um devia $50 e outro $500. O credor vai e perdoa a dívida dos dois ao mesmo tempo e Jesus pergunta: quem seria mais grato ? O anfitrião responde imediatamente : Aquele da dívida maior !!! Claro !!
Cristo volta da metáfora há realidade como quem traz luz em meio a escuridão e mostra a verdade nua e crua aos pensamentos humanos dizendo: Quem mais foi perdoado, mais ama….. O silêncio toma a sala e imagino os olhos fitos Nele esperando o quebra gelo para tirar a vergonha da cena que nos revela uma verdade poderosa da relação dos homens com Cristo Jesus.
Jesus então explica: Simeão (O anfitrião) , eu vim na sua casa e você não lavou meus pés, você não ungiu minha cabeça , você não me serviu propriamente…. Essa “pecadora” (de acordo com os seus pensamentos) sim …. Quem mais é perdoado , mais ama.
E o que tem haver isso comigo é com você ? TUDO. As vezes a gente tenta condicionar o amor de Deus ao nosso e cria comparações incabíveis, criamos uma distinção entre nós mesmos como se o próprio Deus pensasse como humanos e tomasse as decisões como humano. Nesta história Jesus deixa claro mais uma vez que o amor de Deus é imutável e todos estão debaixo do mesmo Amor de Deus Pai pela humanidade, a sua criação.
Precisamos lembrar que o amor de Deus é igual por todos , Ele não faz distinção , não tem preferidos e não pode ser medido. A gente deveria entender todos os dias que precisamos ser como Ele é . Olhando para este trecho chego a conclusão clara que a análise aqui, é a minha resposta a este amor de Deus por nós. Afinal, a pergunta que não pode se deixar de lado é : O quanto eu fui perdoado ??
Esta resposta deve ser dada individualmente e deve refletir em nossa postura de gratidão a Deus pelo perdão. Quando nos achamos melhores e que na minha vida o perdão não foi tão grande porque não tenho tantos pecados . Corro o risco de ser como fariseu , e daí a minha resposta a Deus e as coisas espirituais são pequenas, eu trato a Cristo sem dar as honras e a prioridade que ELE precisa ter em nossas vidas.
Quando eu vejo o tanto que realmente fui perdoado , tenho a consciência da gratidão ao meu Senhor e Salvador Jesus Cristo que me reuniu , me reconectou a Deus Pai. A minha resposta é de muita Ação de Graças porque fui realmente muito perdoado !!!
Que possamos viver como a “pecadora”da história . Amando a Jesus, lavando os pés um dos outros e dando o nosso melhor a ELE todos os dias, afinal , Ele nos resgatou do reino das trevas , nos perdoou de todo o pecado , nos fez livres da prisão da morte eterna e nos faz viver novidade de vida todos os dias.
Feliz Thanksgiving !
Pr. Andre Loyola