“E a cada um de nós foi concedida a graça,
conforme a medida repartida por Cristo.
(Efésios 4.7)”
Cada um de nós tem uma chamada especial para o serviço de Deus, isso significa que nós temos dons diferentes para serem usados em benefícios de todos.
Mas o que isso significa?
Viemos de uma terra distante, por uns chamado de paraíso, talvez um paraíso perdido para nós e, como os judeus viemos em busca da terra prometida.
Na realidade somos imigrantes!
Aqui depositamos os sonhos de uma vida melhor. Para muitos os sonhos no início foram pesadelos, com dificuldades na língua, no trabalhar para nosso sustento.
Perdidos!
Clamamos a Deus. Oramos. Começamos a crescer em confiança, mesmo diante das dificuldades, surgiu esperanças.
Não estávamos sozinhos e o Senhor nos apresentava pessoas que estendiam suas mãos, dava seus ombros onde pudéssemos desabafar. Mas o mais importante estaria para surgir: um convite para conhecer uma família brasileira em Orlando.
Era uma igreja, que não tinha os tradicionais traços de uma construção que estávamos acostumados a ver. Mas tinha braços abertos e um calor humano que nos acolhia: Graça Fellowship Church.
Na Palavra aprendemos a fazer da igreja, o corpo da Igreja.
O povo de Deus, reunidos na fé, é a Igreja.
“Pois onde dois ou três estiverem reunidos em
meu nome, ali estou no meio deles” (Mt 18,20)
Na igreja, a verdade é mais que ensinamento, mais que doutrina, é uma pessoa e como pessoa, temos a convicção que fazemos parte de um corpo, não simplesmente o corpo da Igreja, mas do Corpo de Cristo.
Portanto temos que entender que a Igreja cresce em Cristo, não para ela mesma, mas para o Corpo de Cristo, da qual somos nós.
Nós edificamos a Igreja, em Cristo, que nós dá Seu testemunho de Filho de Deus, que morreu por nós e ressuscitou para que tivemos a vida eterna.
O que tem a ver comigo?
Falamos da Igreja que cresce em Cristo, mas se o corpo não estiver presente não há o crescimento do corpo. Portanto não estamos crescendo no Corpo de Cristo, porque fazemos parte e precisamos estar unidos e cooperarmos.
Respondemos assim o nosso primeiro questionamento: “o que significa isso?”.
Porque cada um deve e precisa cumprir a chamada especial para o serviço de Deus. Ou seja, servir com o seu dom. Pois ninguém pode dar aquilo que não tem.
Por isso o Senhor deu a cada um o que é necessário, o dom ou dons, para crescer no Corpo de Cristo.
“Pois assim como em um corpo temos muitos membros,
e todos os membros não têm a mesma função” (Romanos 12.4)
Ninguém é suficientemente sozinho, nem tampouco dispensável. Assim como a igreja precisa de você porque nela não deve faltar nada. A Igreja precisa de seus dons para crescer, porque fazemos parte dela e do Corpo de Cristo, onde somos transformados e aperfeiçoados.
Ao crescermos juntos estaremos nos edificando e dessa forma seremos uma poderosa expressão de Cristo Jesus em todos os lugares.
Se Cristo Jesus está em todas as partes porque é Deus, nós que somos parte do Corpo de Jesus também estaremos em todas as partes.
“Dele todo corpo, ajustado e unido pelo auxílio
de todas as juntas, cresce e edifica-se
a si mesmo no amor, na medida em que
cada parte realiza sua função.
Como devem agir os crentes” (Efésio 4.16)
Temos nossas obrigações para com a igreja. Mas como Igreja as portas da sociedade precisam de nós. Pois pelo nossos comportamentos e dons, seremos exemplos, construindo uma sociedade fundamentada na Palavra.
O amor pelo próximo transbordará em ações.
Como você quer que seja a cidade de Orlando?
Depende de cada um de nós. Não adianta ir para as praças, parques com a Bíblia falando a Palavra.
Mas é no nosso comportamento, no nosso exemplo que transformaremos os nossos vizinhos, o nosso bairro, a nossa cidade.
Se o mundo de hoje é digital, coloquemos os amigos no nosso APP e fale do amor de Jesus, mostre o quanto é ser cristão, o quanto é ser amigo.
Vamos começar pela nossa família!.
“Ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder,
por meio do seu Espírito, para que Cristo habite em
seus corações mediante a fé; e oro para que vocês,
arraigados e alicerçados em amor” (Efésios 3:16-17)
Que sejamos abençoados para que possamos continuar a obra de Cristo Jesus e vivermos do Corpo de Jesus na Graça Fellowship Church, com família, em Orlando e por que não no mundo?!
“Recordamo-nos constantemente, na presença do nosso
Deus e Pai, do vosso trabalho que resulta da fé operosa,
do amor fraternal abnegado e da perseverança que vem de
uma convicta esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”
(1 Tessalonicenses 1:3)
Texto: Eduardo Prugner